quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

IV - A Alma Coletiva das Espécies

Aristóteles definiu um escravo como um "instrumento maleável animado." Esta descrição aterrorizante nunca foi mais verdadeira do que é hoje, se aplicada a seres humanos em geral. O indivíduo é apenas um apêndice e uma caixa de ressonância para a espécie. Homo sapiens é o mesmo que outras espécies animais: ele tem uma alma coletiva que regulamenta e orienta a evolução da raça humana.

A alma coletiva produz a migração dos pássaros, regula reprodução, direciona diferentes mudanças e adaptações, traz períodos de acasalamento e, em geral, dirige o comportamento instintivo dos animais. Como ele pertence ao reino animal, o homo sapiens não está livre de dirigir esta força que nos controla, nos dirige, nos supervisiona e regula as espécies, agindo como um cérebro comum, que sufoca o pensamento individual.
Esta alma comum tem sido chamada de "inconsciente coletivo" de Jung. Ele não falava de uma "alma animal", mas ele certamente possuía esse conhecimento. Este inconsciente coletivo é, na verdade, a alma animal dos sapiens. O simples fato de aceitar e compreender a importância deste assunto, significa visualizar o fundamento mais importante da vida dos 'sapiens', seus atos bestiais de impulso, como a motivação básica de suas ações.
A personalidade é apenas um reflexo da alma comum, que molda o psiquismo do sujeito com poder insuspeito. Isso não é mais que uma emanação comum, que está incorporada e personalizada em um indivíduo que adquire assim, se for possível utilizar esta expressão, "uma alma animal própria" em miniatura e distingue-se da alma grande coletiva .
Desta forma, o indivíduo recebe de seus pais uma herança física e genética, e da humanidade, o legado de poder e da inteligência animal. Nestas circunstâncias, é muito difícil para o indivíduo superar essa compulsão esmagadora e moldar sua própria personalidade individual. Ele deve resignar-se a compartilhar o destino comum dos seus semelhantes, a menos que ele tenha "sorte" o suficiente de chegar a uma escola Hermética.
A filosofia hermética sustenta que não pode haver verdadeiro progresso espiritual e moral se o homem não cortar o cordão umbilical que o liga ao computador central da espécie, que nutre características "bestiais".
Este evento notável e único é de longo alcance e irreversível, e tem lugar no coração de verdadeiras escolas herméticas. Outras escolas não sabem lidar com a alma animal do aluno, e são limitadas a apenas transmitir certos ensinamentos, que, sem dúvida, serão usados ​​para bestializarem ainda mais sua inteligência.
O bestialização da inteligência é um fenômeno comum nesta idade. Seria o mais inteligente uma pessoa mais poderosa? Se sim será que essa pessoa usaria essa "inteligência" para satisfazer seus próprios instintos, sem qualquer preocupação com qualquer outra coisa.
O programa coletivo (da alma coletiva) baseada na rivalidade feroz e desumana, obriga o indivíduo a matar para comer. A morte tem muitos graus, e a destruição física é o último deles, mas antes disso, há o declínio lento, que é um resultado da destruição dos anseios interiores de um indivíduo. Podemos matar aniquilando a vontade dos outros ou explorá-los sem piedade; retornando mal por mal; destruindo seu amor, sanidade, felicidade e paz; ou difamar, insultar, sendo frio de coração duro para com os problemas dos outros.
O futuro da raça humana não parece promissora: o desenvolvimento acelerado de uma inteligência fria e desumana, sem amor ou conteúdo espiritual.
O progresso é a criação de gigantes inteligentes, mas pigmeus espirituais, com consciência e sensibilidade humana atrofiada por um programa cerebral e cultural vasto concebido em última análise, para servir o computador central da espécie.
A única possibilidade de salvação está nas mãos do indivíduo isolado, ou seja, naquele que por meio do hermetismo alcança autonomia vital, desembaraçando-se do cérebro central.
Infelizmente, nem todo mundo pode ser salvo, uma vez que, juntamente com a extinção da espécie sapiens e à cessação da operação do computador central, surgiria um desequilíbrio cósmico, como o computador central cumpre as funções necessárias para a harmonia planetária do nosso sistema .
Qual é o futuro de quem não pode salvar-se? Nada dramático ou espetacular; alguns poderiam reencarnar e depois evoluir lentamente através de muitas vidas, e outros se desintegrariam; ou seja, eles teriam o tipo de morte que aguarda a maioria das pessoas materialistas que acreditam que tudo chega ao fim na sepultura.
A rede onírica, que aprisiona o homem, é tremendamente sutil e complexa, mas ao mesmo tempo brutalmente evidente uma vez que se aprende a observar fenômenos específicos da psicologia social. Mesmo quando à procura de algo superior, as pessoas andam em um círculo vicioso de padrões comportamentais ditados pela cultura. Quanto mais eles estudam, menos eles sabem, e menos eles entendem.Todos os seus esforços são capitalizados pelo computador central, que os canaliza em um fundo cultural da comunidade.
Como é que este computador central se originou? Ele foi formado gradualmente, desde a primeira existência do homem na Terra, pela ação do meio ambiente em sua psique. É a prole das emanações de Deus e as emanações do homem. Ele vai continuar crescendo e se aperfeiçoando em virtude da vida do próprio homem, mas vai sobreviver homem, pois isso força a que chamamos o computador inconsciente ou central coletivo não precisa de apoio material ou biológico para continuar sua existência, uma vez que foi criado.
Ideologicamente ou mentalmente falando o indivíduo não existe como ele é inseparável da cultura. Ele é regido pelas normas de comportamento aceitos pela sociedade, que em última análise são controladas pelo computador central. Assim, a cultura, o que de certa forma pode fazê-lo muito bom para o homem, de outras maneiras pode ser considerado como o verdadeiro assassino da centelha divina, da liberdade e da consciência.



Cultura, limites, obriga, impele, hipnotiza, e possui o indivíduo com poder irresistível, moldando-o em conformidade com um único padrão. Esse padrão é estabelecido como um protótipo para a produção de homens-robô, que são os escravos do computador central que precisa manter o espetáculo da vida em movimento.
Em uma sociedade doente como a nossa, que, sem dúvida, terá uma cultura doente, um alienado por estereótipos coletivos. Nossa sociedade é realmente doente, e dentro desta sociedade em que vivemos existe os satânicos dignos da Divina Comédia. Cada ser contém um mundo de problemas e conflitos. Felizmente, ou infelizmente, o homem embota suas faculdades mais elevadas e não tem conhecimento de todo o horror de sua existência em um mundo louco.



Um aforismo popular, diz, "em terra de cego, quem tem um olho é rei." Algo semelhante está acontecendo com nossa civilização onde as formas mais elevados do governo e orientação da comunidade não são submetidas a qualquer tipo de controle. Nós somos guiados a uma maior ou menor medida por indivíduos, cujo grau de sanidade ou doença mental esta totalmente inconsciente. É suficiente que um indivíduo deva parecer normal e ele será aceito como tal.
Estamos todos conscientes de que as perturbações mentais são alguns dos fenômenos mais difíceis de descobrir e avaliar, até mesmo por profissionais especializados. É impossível para o homem comum na rua perceber essa loucura.
Parece incrível que em uma civilização que diz ser avançada, um assunto tão importante tem sido negligenciado. Como sabemos, é um pequeno grupo de homens que governam as grandes massas. E muitos daqueles que fazem parte deste grupo de líderes, são perturbados com problemas sérios. E se trinta por cento ou talvez cinqüenta por cento, ou talvez a grande maioria for? Como avaliar os danos que isso implica na humanidade?



Não seria de grande importância descobrir que distúrbios mentais graves ocorrem em pessoas que ocupam cargos públicos ou posições importantes? Por outro lado, para aqueles cujo raio de ação social é muito grande, parece absurdo e irracional de que eles não sejam obrigados a passar por uma avaliação periódica da sua saúde mental e psicológica.
Neste momento, é perfeitamente possível que o juiz que administra a justiça de uma área local, possa ser mentalmente perturbado. Esta possibilidade não pode ser contestada por qualquer psiquiatra, a doença mental raramente é flagrada ou demonstrada, mas em vez disso é escondida e insidioso. Na verdade, é bem sabido que não há praticamente ninguém que não demonstre os traços patológicos da maneira suas mentes funcionam. A gravidade desses fatores é esquecido.
O caso do juiz acima mencionado, se ele de fato tem realmente problemas mentais graves, representaria um exemplo horrível de alguém que estava doente e era autorizado pela sociedade à manipular as pessoas, a administração da justiça, de acordo com os seus complexos, frustrações, manias e traumas. Pode-se objetar que um juiz segue apenas a lei, mas a análise perceptiva vai mostrar que os códigos de lei podem ser interpretados de muitas maneiras pessoais diferentes.
Neste ponto devemos nos perguntar quantos juízes paranoico há no mundo que ignoram totalmente a imparcialidade sagrada da lei? Quantos funcionários públicos importantes são vítimas de histeria, megalomania, egocentrismo, anseio desenfreado de poder, sadismo, ou uma total falta de autocrítica?



Não há nenhuma disposição para o rastreio de todos aqueles que, em virtude de sua posição, são afetados pelo fenômeno da inflação psicológica devido ao prestígio que sua posição lhes confere. O termo "inflação psicológica", cunhado por Jung, descreve a desorientação vivida por uma pessoa quando ele se identifica com a posição que ele ocupa e é desviado em sua auto-avaliação.



Desta forma, um médico poderia inflar ou elevar-se para o alto nível de importância e dignidade que a sociedade confere ao médico devido a seu título profissional. Mas uma pessoa não é o que seu título ou posição representa; ele é apenas uma pessoa que não pode reivindicar para si a importância e a grandeza concedida à profissão médica em geral, porque milhares de pessoas pertencem a esta profissão. Sem perceber isto, a pessoa sujeita à inflação tenta usurpar ou atribuir a si mesmo, a força, o poder e a importância que não pertence a ela, mas que na verdade é concedida pela sociedade.
Sabemos que não há controle psicológico e que inevitavelmente milhares de vítimas inocentes pagam de maneiras diferentes a loucura dos encarregados de administrar nossa civilização. Erros de direito, abuso de poder, erros políticos fatais que degeneram conflitos armados, a usurpação do poder por máfias financeiras, sistemas educativos obsoletos ou errôneos; tudo isso é, de alguma forma provocado pelos mentalmente perturbados. Incluem-se entre esses casos, os seres humanos "doentes" que vendem sua honra, dignidade, decência e sua pessoa por recompensas monetárias.
Também é verdade que há sucessos, descobertas benéficas e obras muito positivas, mas, infelizmente, por uma razão ou outra, essas obras raramente produzem resultados que são decisivamente positivo para o mundo. Este processo é análogo a cura dos ramos de uma árvore, enquanto o tronco e as raízes estão apodrecendo. Portanto, nenhum evento científico ou descoberta será de grande alcance em importância até que a natureza humana seja alterada e aumentada a um nível superior.
Por outro lado, mesmo pequenos seixos fazem uma montanha depois de éons de tempo. Para entender isso, deve admitir-se que não haverá nenhum progresso real e evolução até que as mudanças sejam de natureza humana.
É precisamente esta grande obra a que os grandes Iniciados herméticos estão comprometidos, e é por esta razão que existem verdadeiras escolas herméticos onde as pessoas são dadas a oportunidade de elevar-se.
Para ter uma compreensão mais ampla do mecanismo funcional da alma coletiva ou computador central, é necessário analisar a ação psicológica das massas. Isto permitir-nos verificar a ação oculta de um certo tipo de força, que toma posse de pessoas em determinadas circunstâncias.
Nos seguintes excertos relevantes do trabalho de Gustav Le Bon, a multidão, ele afirma:


Em seu sentido comum, a palavra "multidão" representa um ajuntamento de indivíduos de qualquer nacionalidade, profissão ou sexo, e quaisquer que sejam as chances que os trouxeram juntos.


Do ponto de vista psicológico, a expressão "multidão" assume um significado completamente diferente. Dadas certas circunstâncias, e só nessas circunstâncias, uma aglomeração de homens apresenta características muito diferentes das dos indivíduos que a compõem.



Os sentimentos e idéias de todas as pessoas no encontro tomam uma mesma direção, e sua personalidade consciente desaparece. A alma coletiva é formada, sem dúvida, mas exibe características muito bem definidas. O encontro tornou-se assim que, na falta de uma expressão melhor, vou chamar de multidão organizada, ou, se o termo é considerado preferível, uma multidão psicológica. Ele forma um único ser, e está sujeito à lei da unidade mental das multidões.
Nesta descrição de Le Bon ele pode ser visto como o computador central que atua com força em agrupar as pessoas em multidões psicológicas ou massas. No entanto, uma massa pode ser composta de dois, três, cinco, ou quarenta pessoas, como o significado psicológico de multidões ou massas é diferente do comum. Quando uma pessoa desenvolver uma forte individualidade, ela será menos sensível a este coação das massas.
Le Bon continua:


... No caso de tudo o que pertence ao reino do sentimento-religião, política, moralidade, carinho e antipatias, etc.-os mais eminentes homens raramente ultrapassam o padrão das pessoas mais comuns.Do ponto de vista intelectual, um abismo pode existir entre um grande matemático e sua bota mas do ponto de vista do personagem, a diferença é na maioria das vezes fraca ou inexistente ... Na mente coletiva as aptidões intelectuais dos indivíduos, e como consequência a sua individualidade, são enfraquecidas. A heterogeneidade é inundada pela homogeneidade e as qualidades inconscientes obter uma mão superior.
O próprio fato de que multidões possuem qualidades comuns explica por que eles nunca podem realizar atos exigindo um alto grau de inteligência. As decisões que afetam assuntos de interesse geral, algo que venha através de uma assembléia de homens de distinção, mas especialistas em diferentes esferas da vida, não são sensivelmente superiores às decisões que sejam adotadas por uma reunião de imbecis. A verdade é que eles só podem levar a ter em comum sobre o trabalho à mão as qualidades medíocres que são o direito natural de todo indivíduo médio. Em multidões, é a estupidez e não sagacidade que é acumulada.
Vemos, então, que o desaparecimento da personalidade consciente, a predominância da personalidade inconsciente, o giro por meio da sugestão e do contágio de sentimentos e idéias em um sentido idêntico, a tendência a transforma imediatamente em idéias sugeridas em atos; Nelas o que vemos são as características principais da parte individual de formação de uma multidão. Ele não é mais a si mesmo, mas tornou-se um autômato que deixou de ser guiado por sua vontade.
Além disso, pelo simples fato de que ele faz parte de uma multidão organizada, um homem desce vários degraus na escada da civilização.


Ele afirma ainda:


Multidões exibem um respeito dócil para com a força, e são pouco impressionados com a bondade, o que para eles é pouco mais que uma forma de fraqueza. Suas simpatias nunca foram agraciadas com mestres descontraído, mas sim com tiranos que vigorosamente os oprime. É a estes últimos que eles sempre erguem as estátuas mais altas. É verdade que eles voluntariamente pisam no déspota quem tenham despojado de seu poder, mas é porque, tendo perdido sua força, ele retomou seu lugar entre as pessoas que estão sendo desprezadas, porque eles não estão sendo temidos. . .
Uma multidão está sempre está pronta para se revoltar contra a autoridade fraca e curvar-se servilmente diante de uma forte. Caso a força de uma autoridade seja intermitente, a multidão, sempre obediente aos seus sentimentos extremos, passa alternadamente de anarquia para a servidão, e da servidão à anarquia.



No entanto, acreditar na predominância entre multidões de instintos revolucionários seria inteiramente interpretar mal a sua psicologia. É apenas a sua tendência à violência que nos engana sobre este ponto. Suas explosões rebeldes e destrutivas são sempre muito transitórias. Multidões são regidas por considerações muito inconscientes. Abandonados a si mesmos, eles logo cansados da desordem, instintivamente se voltam para a servidão.


Pela descrição hábil de Le Bon, podemos ver como o computador central manipula as pessoas, convertendo-os em marionetes a serviço de um plano estabelecido.
Que plano? O plano evolutivo para o homo sapiens, que deve adaptar-se a certas regras do jogo.



As regras gerais são as seguintes:



1. Considerado coletivamente como espécie, o Homo sapiens não é e não pode ser livre.
2. Os Sapiens devem nascer, sofrer, amar, adoecer e morrer, reproduzir, construir civilizações e destruí-las, apenas para o benefício de poderes superiores invisíveis que capitalizam sobre o seu produto vital. Não é lucro para os sapiens fazerem o mesmo com outras espécies de animais? Os animais existem exclusivamente para alimentar sapiens? Os minerais alimentam de raios cósmicos; as plantas de minerais; os animais das plantas; e o homem se alimenta de tudo isso,já os "deuses" se alimentam de homem.




3. Os Sapiens são, portanto, um escravo em perpetuidade; no entanto, os seres individuais ou isolados, separados do grupo pode tornar-se livre.



4. A única liberdade possível é a libertação a partir do computador central e a única maneira de alcançar isso é através da conquista do superar-se.



5. Os Sapiens são obrigados a respeitar as regras do jogo no sistema que lhe tenha sido atribuída.



6. A evolução do Homo vem inevitavelmente com o tempo, mas medido em, o tempo não terrestre e sim, cósmico. Talvez ele pode ter que esperar milhões de anos terrestres, a fim de alcançar a perfeição.



7. Não há evolução do indivíduo sapiens; apenas isso da espécie como indicado acima. Se um indivíduo sapiens deseja evoluir, ele deve converter-se em um humano mutante para quem exista uma evolução.
8. Há outras regras do jogo, mas apenas aqueles já indicado podem ser revelados neste momento.


A fim de explicar o modus operandi do plano sapiens, a hierarquia das forças operacionais será explicada.
O diagrama que se segue esforços única para descrever brevemente as forças básicas que atuam no Universo: Deus, o Criador, em sua dupla manifestação da vida e da morte, a luz e as trevas, do estado de sono e o estado de vigilância, degrada seu poder até capaz de agir concretamente através de certos "anjos" que dirigem o plano evolutivo. Tradição hermética chama-lhes os Arcontes ou Senhores do Destino.
Com referência aos sapiens, este plano é mantido em virtude da energia sonho, como pode ser visto no diagrama 1.








No entanto, a irradiação divina de energia luminosa, que chamamos de Vigilância, chega ao planeta Terra, mas não se manifesta nos sapiens. A Energia em latência, dirigida ou manipulada pelos Arcontes, mantém a programação do sistema, mesmo até ao mais ínfimo grupo, a família.
Aqueles que "têm olhos para ver e ouvidos para ouvir" acharão uma vantagem incalculável compreender esse sistema.
Para dar um exemplo concreto, esta chave mestra pode ser usada para explicar certos acontecimentos estranhos na vida de Jesus que por esta luz, parece racional e cristalina.
Por que Jesus parece ser tão tremendamente antagônico em relação à família?
Lembre-se de suas palavras:


"Eu vim para colocar um homem contra seu pai, e a filha contra a mãe, a nora contra a sogra. E os inimigos do homem devem ser suas próprias famílias. Quem ama seu pai ou a mãe mais do me ama, não é digno de mim; e quem ama seu filho ou filha mais do que a mim não é digno de mim ".


Quando Jesus disse que sua mãe e irmãos estavam fora e queria falar com ele, ele respondeu: "Quem é minha mãe quem são meus irmãos?" e ele estendeu a mão para os seus discípulos, dizendo: ". Aqui estão minha mãe e meus irmãos" Quando um de seus discípulos pediu-lhe licença para enterrar seu pai, Jesus disse: "siga-me e deixa aos mortos sepultar os seus mortos".
Palavras estranhas para quem pregava o amor!
No entanto, a explicação é simples. Olhando para o diagrama 1, pode-se ver que a família é o núcleo final que mantém o sonho ou energia hipnótica: o instrumento da escravidão dos sapiens à inconsciência animal.
Assim, se Jesus desejou que seus discípulos vissem a luz, para despertar e evoluir, foi pela necessidade que tinham de quebrar as cadeias do sono.
Claro, entende-se que este exemplo pode ser aplicado exclusivamente para aqueles que desejam seguir sempre um caminho para o avanço espiritual, deixando o mundo de lado e precede a afeição humana, como deve ter sido o caso com os doze apóstolos.Também é necessário compreender que podem existir duas famílias: a família animal dos sapiens e a família divina (humana).



Escusado será dizer que qualquer família, que em virtude do avanço espiritual de seus membros torna-se livre da ação de sono, é na verdade convertido em uma família divina. O núcleo familiar deve ser solidamente unido, não pela força onírica ou laços de sangue, mas por uma comunhão espiritual autêntica.
Quanto à liberdade material, os sapiens irão progredir muito e, sem dúvida, um dia vai libertar-se do ditado bíblico: ". Você vai ganhar o seu pão com o suor do teu rosto" O avanço da ciência e suas técnicas nos permite supor ou prever que o dia de trabalho irá diminuir em proporção ao grau de automação alcançada por máquinas especializadas (robôs) que comprometem o trabalho pesado anteriormente realizado pelo homem.



Também previsível são extraordinários avanços da medicina e ao aparecimento de novas invenções, o que vai tornar a vida na terra mais e mais agradável. Se esses avanços não são paralelos a um aumento no nível de consciência da humanidade, eles vão levar a um estado de barbárie civilizada. Os nossos descendentes serão bárbaros extraordinariamente inteligentes, possuidores de tecnologia avançada, mas com uma atrofia progressiva dos músculos e consciência espiritual.
O fenômeno da inflação psicológica dado a conhecer por Jung, a quem já nos referimos, afeta fortemente o homem comum. Ele identifica com a ciência, artes, cultura, progresso tecnológico, e da civilização e os absorve, os confunde com ele mesmo. Assim, ele perde de vista a si mesmo e vive em um nível de importância e qualificações que está inteiramente para além dele, e que na verdade correspondem à soma total dos esforços do homem desde a sua existência na Terra. Por meio de um truque psicológico, ele multiplica seu próprio valor por milhões, e o resultado é uma profunda satisfação com a sua auto-estima.
A fim de analisar uma pessoa e julgar o seu valor individual, devemos sempre alienar-lo de todas as honras, dignidades, heranças, autoridade e os privilégios de que a sociedade tem e que lhe são conferidos.Infelizmente, a nossa análise será muito desanimadora, pois na maioria dos casos, dentro deste ser inflado não vamos encontrar o ser humano que esta cobertura se esconde; ele morreu, devorado pela própria vida; ou talvez ele nunca existiu em primeiro lugar. É por esta razão que o ser humano sempre se esconde atrás de inúmeras máscaras e disfarces, para desta forma sua insignificância absoluta passar despercebida.Quanto menor for o indivíduo, mais ele se esforça para inflar-se a parecer importante aos olhos dos outros e, assim, aumentar sua auto-estima.
A psicologia afirma que o princípio mais profundo da natureza humana é o desejo de ser apreciado e, portanto, existe uma demanda pela auto-exaltação. Diz-se que a experiência mais procurada pelo homem é o aumento da sua auto-estima, e a característica mais difícil de erradicar é a vaidade.
Em Personalidade: uma interpretação psicológica, do Doutor Gordon Allport afirma o seguinte sobre a auto-estima:


Seja qual for o caráter final deste princípio, as suas formas mais cruas de resultado da expressão em estratégias extraordinárias de conduta. Ele sozinho é responsável por uma grande superestrutura do disfarce construída em toda a vida. Tudo no interesse da auto-estima um pode abranger as emoções verdadeiras do outro e colocar-se frente a frente pelo considerável custo de evitar expor os próprios pontos fracos. A persona que se desenvolve protege contra feridas narcísicas indesejáveis.


O que é ainda mais espetacular, do mesmo modo no interesse da auto-estima, é a capacidade que os homens têm de enganar a si mesmos ...
As técnicas de auto-engano são numerosas. O uso psicológico por grupos tudo sob o título único de racionalização, um significante prazo, é claro, precisamente o oposto da razão ... O motivo encaixa seus impulsos e crenças para o mundo da realidade deles;a racionalização encaixa sua concepção da realidade de seus impulsos e crenças. Ou, como o aforismo, tem raciocínio e descobre as verdadeiras razões e racionalização das boas razões, que temos.
Podemos observar como o indivíduo considera seu próprio "eu" ou ego e tenta por todos os meios colocar a maior distância possível entre o "eu" e a realidade circundante. Quanto mais separada a pessoa estiver do mundo, melhor essa pessoa irá dormir. Ele, então o retira substancialmente da realidade, o vê de longe como uma noção vaga através do véu de seus mecanismos de proteção, também conhecido como personalidade e sua função. A personalidade está a serviço do programa do indivíduo. Além disso, faz parte desse programa e é o mecanismo psicológico destinado a manter e reforçar. O estudo dos mecanismos da personalidade é fundamental para a compreensão do sistema operativo do computador central.
A alma coletiva ou computador central, personalidade, cultura, sociedade, movimentos de massa, educação, publicidade, televisão e imprensa; todas estas são ferramentas poderosas a serviço de Hypnos.
Há uma seleta minoria de seres que, por seus esforços pessoais, são capazes de se destacar da massa e se destacam por razões diferentes. Eles podem pertencer a uma aristocracia intelectual, hereditária, ou financeira, mas em última análise, eles servem o computador central com a mesma docilidade como as massas, a única diferença é que eles são mais bem recompensados por seus serviços.
Grandes diferenças humanas são essencialmente muito superficiais, as pessoas reagem mais ou menos da mesma maneira internamente.
Claro que "os escolhidos" também existem. São homens privilegiados cuja profundidade intelectual permite-lhes, em certa medida, ultrapassar as barreiras do que é superficial e aparente. Eles são indivíduos que, por uma razão ou outra, resistem melhor à influência hipnótica da energia do sonho. No entanto, seus escritos, palavras e discursos são perdidos no vácuo de uma multidão iludida.
A dificuldade em sondar e compreender conceitos que não são utilizados habitualmente faz com que seja praticamente impossível para uma pessoa, avaliar a enorme importância que a alma coletiva tem na vida de um ser humano. Para compreender verdadeiramente o significado deste fato, é suficiente considerar que somos apenas uma emanação vital da alma coletiva, uma estrutura sem qualquer autonomia ou uma vida de nossa própria. À luz desta verdade, podemos entender muitos fenômenos psicológicos que não são muito claros, mas que são de importância decisiva na vida humana. Tomemos por exemplo a ansiedade, que é a razão oculta para muitos dos atos do homem.






Em A Arte de Amar, Erich Fromm sustentou que:


A experiência da separação desperta ansiedade; é, de fato, a fonte de toda a ansiedade. Ser separado significa ser cortado sem qualquer capacidade de usar os meus poderes humanos. . . A consciência de separação humana, sem a reunião por amor- é a fonte da vergonha. É ao mesmo tempo a fonte da culpa e de ansiedade.





A necessidade mais profunda do homem, então, é a necessidade de superar sua separação, deixar a prisão de sua solidão.


Devemos nos perguntar: por que há tanto medo do isolamento? Isolamento de quê? Obviamente que a necessidade de união corresponde ao empate com a alma coletiva ou computador central. Todas as tentativas ou possibilidade de separação, em virtude de uma influência externa ou interna, produz pânico, e esse pânico é experimentado pelo animal humano quando ameaçado com a separação do rebanho.
Refletindo sobre isso, podemos compreender o alcance da doença que afeta o sapiens; não só ele não quer ser humano, mas ele sente profunda angústia quando ameaçado com o abandono de sua condição animal.Por esta razão, o sapiens angustiado inventou alguns truques ou soluções falhos e artificiais, que o capacitam para aplacar temporariamente seu medo profundo.



Fromm fala das seguintes tentativas de fuga do estado de separação:



1. Os Estados orgiástica:
Uma forma de atingir este objetivo encontra-se em todos os tipos de estados orgíacas. Estes podem ter a forma de uma transe auto induzido, por vezes com a ajuda de drogas. Muitos rituais de tribos primitivas oferecem um retrato vívido deste tipo de solução. O estado transitório de exaltação do mundo exterior desaparece, e com ele o sentimento de separação. Na medida em que estes rituais são praticados em comum, uma experiência de fusão com o grupo é adicionado o que torna esta solução mais eficaz.
Tais estados orgíacas podem ser provocados com drogas, certos rituais, pelo álcool, e pela experiência sexual. Embora os rituais de tribos primitivas oferecem este tipo de solução, esta mesma solução também está presente na sociedade mais civilizada em rituais religiosos que produzem uma experiência de fusão com o grupo e com uma divindade que perdoa o pecado e recompensa o crente, concedendo-lhe um estado de graça.



Fromm continua:
O alcoolismo e a toxicodependência são as formas que o indivíduo escolhe na cultura não-orgiástica. Em contraste com aqueles que participam na solução socialmente padronizada, essas pessoas sofrem de sentimentos de culpa e remorso. Enquanto eles tentam escapar da separação, refugiando-se no álcool ou drogas, eles se sentem ainda mais separados, após a experiência orgiástica é longa, e, portanto, são levadas a recorrer aos que com o aumento da frequência e intensidade.
2. CONFORMIDADE COM O GRUPO:
Também na sociedade contemporânea ocidental, a união com o grupo é o modo predominante de superar a separação. É uma união em que o eu individual desaparece em grande medida, e onde o objetivo é o de pertencer ao rebanho. Se eu sou como todo mundo, se eu não tenho sentimentos ou pensamentos que me fazem diferente, se eu obedecer, em mercadorias, roupas e idéias, para o padrão do grupo, estou a salvo da experiência assustadora de solidão.

No entanto, o preço a ser pago é muito elevado, uma vez que envolve liberdade e individualidade. Além disso, como afirmado por Fromm, a união pela conformidade não é intensa ou violenta; é serena ditada pela rotina, e devido a isso, às vezes é insuficiente para aliviar a angústia da separação, e, em seguida, vem a necessidade de entrar em práticas orgíacas. Fromm é da opinião de que eles reunem-se em conformidade e isso só oferece a vantagem de ser permanente e não espasmódica, como o indivíduo é introduzido ao padrão de conformidade aos três a quatro anos de idade, e a partir desse momento nunca perde o contato com o rebanho. Ele mesmo antecipa seu funeral como o último evento de importância social, mantendo-se estritamente dentro do padrão.



3. Atividade criativa: Em qualquer tipo de trabalho criativo A pessoa que cria une-se com o material, o que representa o mundo fora de si mesmo. Se um carpinteiro faz uma tabela, ou um ourives uma peça de joalheria, se o camponês cresce seu milho ou o pintor pinta um quadro, em todos os tipos de trabalho criativo do trabalhador, seu objetivo é tornar-se um, o homem se une com o mundo no processo de criação ... A unidade alcançada no trabalho produtivo não é interpessoal; a unidade alcançada em fusão orgiástica é transitória; a unidade alcançada pela conformidade só é pseudo-unidade. Assim, eles são apenas respostas parciais para o problema da existência. A resposta encontra-se em plena realização da união interpessoal, de fusão com outra pessoa, no amor.



4. UNIÃO PELO AMOR: Esta solução completa e só pode ser alcançada quando há amor genuíno e não apenas uma união passional ou simbiótica. A união passional é aquela em que uma pessoa é um escravo da paixão e, na realidade, a sua atividade é uma passividade, porque ele é impelido, e ele que sofre o ato e não aquele que a realiza. A união simbiótica é produzida quando há uma dependência em que ambos precisam um do outro mutuamente e absorvem reciprocamente. É uma forma de vampirismo ou parasitismo.





Fromm descreve o amor genuíno de forma muito clara: A união pelo amor só é válida quando há amor maduro, isto é, uma união que permite e mantém o individualismo. Em contraste com a união simbiótica, amor maduro é a união sob a condição de preservar a própria integridade, a própria individualidade. O amor é um poder ativo no homem; um poder que rompe os muros que separam o homem de seus semelhantes, que o une com os outros; o amor faz-lo superar a sensação de isolamento e separação, no entanto, permite-lhe que ele seja ele mesmo, para manter a sua integridade. No amor, o paradoxo ocorre quando dois seres se tornam um e ainda assim permanecem dois.


A partir dessa descrição profunda por Fromm, vemos a principal motivação dos sapiens na vida, a sua profunda angústia baseia-se no medo da liberdade no que diz respeito ao computador central. Usando a chave mestra do conhecimento da alma coletiva dos sapiens, o leitor poderia analisar qualquer aspecto da psicologia social. Quer se trate de amor, política, guerra, arte, moral, justiça ou injustiça, tudo pode ser compreendido através do conhecimento prévio do mistério do computador central. Depois de ler até aqui, muitos leitores podem estar confusos, pois talvez eles esperavam mais magia , mistério e ocultismo. Talvez eles desejam a revelação de segredos fantásticos, que lhes permitam se desenrolar com um simples abracadabra ou alcançar a clarividência com a abertura de um terceiro olho. Paciência!






A pessoa mais impaciente e superficial é aquela que vê menos. Só quem sente que a grande verdade é encontrada no que é simples será capaz de ver além da superfície das aparências. As pessoas sempre procuram o que é complicado, acreditando que há uma equivalência entre complexidade e verdade. Se meditarmos profundamente, vamos encontrá-lo é muito mais difícil de perceber a simples do que o complexo. Aquilo que é simples parece tão atraente que ninguém se preocupa em estudar ou fazer um esforço para mergulhar abaixo de sua superfície.



No entanto, a verdade está no que é simples, e por esta razão é dito que "a verdade está escrita no livro aberto da natureza." A verdade está espalhada por toda parte e ninguém percebe isso. É mais difícil "saber o que já é conhecido" do que aprender sobre algo do qual é ignorante. Os méritos do que já é "conhecido" não ganha nenhuma atenção e, pode também já estar contaminado com preconceitos.

É por esta razão que a verdadeira inteligência está escondida no sótão do insignificante e inútil, desprezando o tesouro profundo que ela pode conter. O mistério do ocultismo e da magia é baseado na compreensão do que já é conhecido por todos, mas que ninguém entende. Por esta razão, o homem comum perambula perdido e desorientado, esforçando-se para encontrar misteriosos mestres na Índia, para adquirir qualidades parapsicologicas estranhas, ou para encontrar manuscritos curiosos e escondidos com segredos mágicos. A palavra "ocultismo" não define conhecimento desconhecido, mas um ensinamento, que está escondido devido à estupidez humana, esnobismo, a superficialidade, fantasia, e a falta de um estado de consciência superior. É devido a isso que em muitas vezes, falta o abracadabra, o aluno sente-se traído pois ele esperava magia. Mas, o que é o conceito geral de magia?





Magica é o alimento da esperança para pessoas preguiçosas que acreditam que é suficiente aprender truques ou atingir determinados poderes para que possam ser capazes de alcançar o cumprimento de todos os seus desejos através de mágica, sem nenhum esforço.
Ou seja, eles visualizam a arte da mágica como um exercício arbitrário, um processo em que o mundo e a natureza esteja sujeita aos caprichos e desejos do mago. Temos agora de desiludi-los, como o que é arbitrária não existe no Universo, e se existisse, traria a destruição do cosmos. As pessoas estão horrorizadas com esforços e, portanto, a magia fácil tem uma atração extraordinária para a incautos. Parafraseando o conceito de Hermes Trismegisto de "Assim como acima, abaixo," a realização de algo físico ou material implica em trabalho, tempo e esforço. Isto também é verdade para o hermetismo, uma arte em que somente após um longo processo de iniciação é possível dar os primeiros passos. No entanto, não devemos esquecer que o esforço exigido é sempre relativo à importância do objetivo a ser perseguido, e não sabemos de nenhum objetivo mais elevado ou mais nobre do que para ser convertido em um verdadeiro ser humano com qualidades espirituais mais elevadas. Muitas pessoas se identificam com a magia, com parapsicologia e sua habilidade, acreditando que o objetivo mais elevado do ocultismo consiste no desenvolvimento de poderes psíquicos. Eles estão equivocados em virtude da sua total falta de conhecimento sobre o verdadeiro ocultismo, cujos objetivos não são espirituais temporais e nem relativos, mas são infinitos, eterno e absoluto, transcendendo a matéria, as eras histórica, a vida e morte.


V - ser ou não ser?
Esta questão colocada por Shakespeare também é um dos elementos básicos sobre os quais o estudante de hermetismo devem trabalhar. À primeira vista, a questão parece ser o quadro para a decisão de viver ou morrer; ninguém pensa que ele não é a partir do momento que ele tem provas da existência, vê a si mesmo, e percebe que ele possui um corpo material que ocupa espaço. Qualquer ser humano normal que se pergunta, "eu sou ou não sou ?" deve responder afirmativamente. No entanto, afirma que o hermetismo dos sapiens não é. Como isso pode ser entendido? ... Só através de uma maior precisão e profundidade na compreensão de conceitos relacionados. Para isso, é necessário trabalhar com dois triângulos filosóficos, que se seguem.
Os sapiens tem um corpo físico, com uma centelha divina ou do espírito, e um "Eu psicológico" ou personalidade. Se perguntarmos se assim é, então assim será e no referimos ao corpo e ao "Eu psicológico", devemos responder de forma afirmativa. Por outro lado, se nos referimos ao espírito ou "Eu Superior", a nossa resposta será não.










Para entender isso, temos de perceber que estamos falando de uma pessoa, e que essa pessoa vive no mundo material em um corpo material. Este corpo é claramente visto e não pode ser negado, pois ocupa espaço. O "eu psicológico" deste organismo também se manifesta constantemente (talvez nunca seja o contrário) e temos provas disso.



No entanto, o "Eu Superior" ou o espírito, apesar de estar encarnado na matéria, vive sua própria vida em seu próprio mundo relacionado. Este "Eu Superior" não se manifesta no corpo ou no mundo real, e, portanto, não está na realidade material do tempo presente.



É certo que para aquelas pessoas que não acreditam que o espírito ou o espírito dos sapiens exista, essa explicação não tem absolutamente nenhum valor. Esses indivíduos devem perguntar-se a seguinte pergunta:


"Quem sou eu? Certamente eu não sou o corpo, nem eu sou assim. Eu poderia ser o pensador? Quem sou eu?"


Continuando ao longo desta linha, mantemos que o espírito ou essência imortal, o "Eu Superior", vive em um misterioso limbo em que não temos acesso. A partir desse limbo uma linha fina atinge a consciência psicológica, dando ao indivíduo uma sensação de espiritualidade. No entanto, o espírito não se manifesta no cérebro do indivíduo, e, como resultado, não se manifesta na realidade concreta do mundo material. Portanto, se eu me pergunto: "eu sou ou não sou eu?" esta pergunta refere-se ao ser essencial e devo responder:


"Eu estou no limbo onde existo como um ser espiritual, mas eu não estou no mundo material, onde meu corpo físico vive na realidade do momento presente. E como não é de nenhuma utilidade para mim estar no limbo, eu devo aceitar que não estou. Por outro lado, (o meu 'eu psicológico') está e existe até um certo ponto, na realidade material. "


Isso nos leva ao objetivo básico do verdadeiro ocultismo (o esotérico, e não o exotérico), que é:



1. Que o homo sapiens seja transformado em homem
2. Que este homem seja espiritual


O principal objetivo do Hermetismo é a espiritualidade, sobre a qual há muitas idéias equivocadas. Para a maioria das pessoas, a espiritualidade é um estado místico misterioso em que o indivíduo atinge absoluta pureza, a abstenção de carne e álcool, sexual a castidade e uma vida para além da existência material, vivendo em um oceano de bondade, amor e renúncia. Pintores freqüentemente retratam santos como homens esqueléticos, de rosto magro, com olhos fundos e aparência de amabilidade.



Quase todas as imagens de Cristo o mostra como se ele fosse fraco e desnutrido, sem força ou vigor. Esta imagem falsa da espiritualidade é o que todos aqueles que têm inquietude espiritual tentam adotar. Mas se tornar espiritual na verdade significa apenas uma coisa:


"que o espírito se manifeste através do próprio cérebro."


Assim, o indivíduo é espiritual, porque o seu espírito tem acesso ao material, concreto e a realidade temporal. Se, no entanto, como consequência deste fato certas qualidades superiores são despertadas no indivíduo, isso é outro assunto. Adicionando o conceito de tempo para o assunto que estamos estudando nos permite visualizar o fenômeno de estar em uma forma muito mais luminosa. Em relação ao tempo, não estamos interessados ​​em qualquer uma das equações complicadas de Einstein, mas apenas nos conceitos de passado, presente e futuro. Na verdade, só o presente é de interesse positivo; o passado e o futuro representam conceitos únicos negativos nesta análise. Recapitulemos e adicionaremos o tempo o ao nosso processo reflexivo: os sapiens possuem um corpo físico que tem um "eu psicológico" e um "Eu Superior" ou espírito. Este organismo, que é material, ocupa uma localização no espaço e uma posição no tempo.



Vamos agora colocar essas partes constituintes no tempo e no espaço:








No Cosmos, existem infinitas formas de vida que são regidos pelas realidades absoluto do universo.



No entanto, dentro destas realidades absolutas há verdades temporais ou relativos, que são graus de o absoluto em uma escala infinita de níveis, cada um com leis absolutas e relativas. Em nossa condição de Homo sapiens, que vivemos a realidade do mundo que conhecemos, ou seja, o corpo material e tempo terrestre. Se tivéssemos de viver em um planeta distante, talvez pudéssemos ter um corpo etérico ou gasoso, e um tempo adequado para o planeta em que viveríamos. Portanto, a nossa realidade fundamental como sapiens é o mundo material do planeta Terra, governado por tempo terrestre, medido pelos relógios terrestres.Esta é a nossa realidade concreta, como diz respeito à nossa vida em um corpo biológico.



Seguindo atentamente o desenvolvimento deste assunto, vamos chegar às seguintes conclusões:


















1. Nossa vida do corpo físico adequado à realidade absoluta das condições vitais que governam a nossa existência. Tempo terrestre passa no que diz respeito ao nosso corpo, de acordo com os ponteiros do relógio.



2. Nosso "eu psicológico" é um fã que aberto para o passado, presente e futuro. Ele nunca está completamente no presente, no passado, ou no futuro. No que diz respeito ao tempo, que é diferente do corpo físico; ele tem uma localização diferente no tempo.



3. Nosso espírito vive no tempo cósmico, mas em si está além do tempo. É o que é, o que tem sido, e que será eternamente.


Nossa incapacidade de ser reside no espiritual no fato de que nosso espírito e nosso corpo não coincidem com o tempo; Por conseguinte, não pode haver comunicação entre eles.



Para fazer com que nosso espírito se coincida com o corpo, existem dois métodos básicos:





A - Caos


B - Ordem


Ambos os sistemas exigem um mediador ou intermediário, como o contato entre o corpo e o espírito.



No caso de A-Caos, o indivíduo usa seu subconsciente (em que o passado, presente e futuro coexistem) para se unir com o espiritual. Ele é chamado caos porque produz desorientação no tempo e no espaço, o que pode afetar as condições materiais de vida de um indivíduo, mas aumenta a sua iluminação espiritual.



No B-Ordem, um mediador artificial é criado por meio de teurgia; mas é superconsciente, não subconsciente. Mais adiante, esta será explicado em mais pormenor.


Cada método tenta trazer o espírito à realidade temporal do corpo físico, porque o inverso não pode ser feito. A fim de explicar o mistério da existência, o estudante deve zelosamente estudar os conceitos de ser e não ser. O estudante deve identificar-se com esses estados. Sendo, naturalmente correspondido pela realidade e não pela fantasia.


Entenda assim, tudo o que é fantástico, no sentido de fantasia ilusória, não corresponde unicamente, a uma visão subjetiva do indivíduo. Por outro lado, a realidade é, uma vez que ela é equivalente à contemplação objetiva de um fenômeno que existe externamente para além do indivíduo, ou como um fenômeno interno, mas que é perfeitamente estudado, verificado, e delineado. É humilhante observar o quanto o ser humano vive em um mundo pessoal e subjetivo puramente fantástico ou ilusório sem nunca encontrar a realidade concreta e objetiva. Isto é explicado pelo estado de sonho do 'sapiens, como cada pessoa tem um mundo de sonhos ou fantasias pessoais correspondentes aos seus desejos ou medos. Assim, de certa forma, cada pessoa vive em seu próprio mundo de fantasia imaginativa criado de acordo com as suas necessidades inconscientes.



Há uma chave absoluta que nos dá um ponto de referência para a compreensão do mistério do ser, e esta chave é expressa no seguinte conceito hermético: "a única realidade é o presente momento, não há passado nem futuro, ambos são ilusórios." O passado existiu e continuará a existir no futuro.



Qual é o presente? O presente é o ponto exato de união entre o passado e o futuro. Se formos capazes de compreender que a única realidade é o momento presente, chegaremos a fundação do mistério do ser ou não ser. A vida é composta de bens, da natureza absoluta e implacável, por sonhos e tempo. Nesta vida somos confrontados com módulos de fantasia e módulos de realidade. Cada módulo é sempre composto por três elementos: tempo, espaço e o indivíduo. Como esses três elementos são combinados, a pessoa é ou não é. Para entender isso, vamos construir a seguinte imagem do mundo:


1. Um espaço aparentemente imutável e imóvel.


2. Uma fita adesiva semelhante ao de um computador. Esta fita é dividida em espaços, marcada como uma fita métrica. Cada grau corresponde a um segundo, e este sistema move-se ao longo do espaço imóvel na velocidade de um grau por segundo. (Neste caso, não importa se o espaço ou o tempo passa, tudo o que importa é que um deles se move.)






3. O homem de pé sobre a Terra (parte do espaço), ao longo da faixa horária.


Temos de perceber que há muitas faixas horárias no Universo, uma para o homem, outra de minerais, animais, planetas, galáxias, etc. Para nossos propósitos, só um nos interessa, o intervalo de tempo para o homem.
Suponha-se que esta banda humana do tempo está se movendo a uma taxa de um grau por segundo e que o homem está em pé ao lado desta medida e deve caminhar em sintonia com ele. Vamos parar o sistema por um momento e fazer uma marca vermelha na fita, exatamente em frente ao homem, e, em seguida, iniciar o sistema novamente. Na medida em que o homem permanece na marca vermelha, ele viverá na realidade, isto é, o homem É. Por outro lado, após a saída do sinal, ou indo para trás ou para a frente em relação a ele, o homem não É. A sincronia com o tempo nos leva para a realidade de nossa existência; a falta desta sincronia nos leva em direção a uma existência de fantasia. Além disso, é necessário acrescentar um elemento que falta para completar este módulo. O elemento que falta é a atividade física e psicológica do indivíduo em um determinado momento.



O exemplo seguinte ilustra isto:


Conhecendo o segredo do tempo como explicado aqui, atingimos a completa sincronia com o tempo neste momento.


Qual seria a sua situação dele?





Vamos supor que a sua localização seria no segundo grau de tempo (esta é uma divisão imaginária).

Neste grau, é 3:42 da tarde e nosso assunto experimental está em seu escritório no centro. O que é real para essa pessoa? Só o espaço-tempo com o qual ela está fisicamente conectada naquele momento. Esta é sua primeira realidade, seu escritório com tudo o que ele contém e o trabalho que ele está fazendo naquele momento.



Sua casa, seu carro, sua família, e tudo o que está para além dele, naquele momento, existem apenas como uma realidade secundária. Estes são elementos com os quais o indivíduo fará contato em um futuro próximo, mas que, pela mesma razão, não existem naquele momento já que a única realidade é o momento presente. Agora, na medida em que o sujeito projeta psicologicamente sua consciência em direção a uma realidade secundária ou em direção a uma fantasia (o que não está envolvido em seu espaço-tempo naquele momento), o indivíduo já não coincidi com o tempo, e infalivelmente cairá no poder dos sonhos, fantasia e irrealidade. É por esta razão que é fracamente reconhecido que a concentração mental é uma poderosa arma para a obtenção de algo de valor. É óbvio que uma pessoa só pode permanecer em sincronia com o tempo em relação direta com sua auto-disciplina. Se pudéssemos, de alguma forma entrar em sincronia com o tempo cósmico, nós certamente viveríamos milhares ou milhões de anos; nossa idade seria planetária, não humana.



O grande inimigo do indivíduo é o seu "eu psicológico", que, como disse antes, é como um leque aberto para o passado, presente e futuro, tornando assim impossível de alcançar sincronia em temporal real.



A imaginação do sujeito faz ele projetar sua consciência para além do momento presente, vivendo assim uma existência irreal e fantástica não existente. Nós temos que entender que se um homem vive em outro momento, ele não está em relacionado com o tempo presente. É necessário acrescentar algo tremendamente importante e este é o fato de que quando um existe uma sincronia com o tempo, localizado na realidade do momento presente, obtém-se a manifestação do espírito no cérebro, sucedendo, assim, o tornar-se espiritual. . Portanto, o segredo da espiritualidade é o mistério do tempo e sua influência sobre o ser humano.Para o hermetista, as pessoas têm duas idades:




1. A idade cronológica
2. A idade real


A idade cronológica é o que todos nós sabemos.

A idade real é a soma total de todos esses pequenos momentos em que o espírito se manifesta através do cérebro e, portanto, tem acesso à realidade material concreta. Por razões diferentes, alguns são acidentais e a outros podem ser atribuídas ao próprio indivíduo, o espírito tem algumas manifestações corporais.



No entanto, estas são tão raras e breves na maioria das pessoas, que a idade real de uma pessoa de 40 anos de idade só pode ser de seis meses, semanas, dias, e às vezes, apenas algumas horas. Esta idade real é obtida pela soma dos espaços de tempo durante o qual o espírito se manifestou, momentos em que a pessoa adquire, apesar de sua brevidade, um aumento e elevação de sua consciência.



Isso nos revela parte dos métodos empregados pelos hermetistas no desenvolvimento espiritual dos estudantes, porque a obtenção da manifestação do espírito e manter esta condição é inevitavelmente um processo de evolução autêntica. No entanto, este é um processo longo e doloroso, já que envolve a "transubstanciação do verbo", isto é, o verbo ou o espírito deve ser convertido em carne e osso.



Isto é o que Jesus ensinou aos seus discípulos durante a Última Ceia, quando ele deu-lhes pão e vinho ditando: ". Bebamos, porque este é o meu sangue, coma, pois este é o meu corpo" Muito poucos aceitam que esta afirmação seja literal e não simbólica. A maioria não vai entender o que foi dito por ele, apesar da simplicidade da língua. Nós escrevemos para uma minoria, mas com a língua da maioria, a fim de que todos possam ter a mesma oportunidade.



O módulo de realidade é composto dos seguintes elementos:



1. O sujeito no correto espaço-tempo
2. O que está contido no espaço acima indicado (material e coisas psicológicas)


Um módulo de fantasia contém:



1. O sujeito no incorreto espaço-tempo
2. As coisas materiais e não-materiais contidas nesse espaço


É desnecessário acrescentar que os módulos de realidade são raras exceções. A maioria das pessoas vive quase permanentemente enredadas na teia da fantasia e sonhos, que rouba-lhes a melhor possibilidade de alcançar a verdadeira consciência e felicidade. Embora esse fenômeno seja claramente afirmativo e as pessoas são advertidas desse perigo, apenas uma pequena minoria compreende a sua situação precária.Lembremo-nos das sábias palavras de José Ortega y Gasset em um dos parágrafos do seu livro A Rebelião das Massas, quando ele diz:




Todos os assuntos sobre os quais a ciência fala, qualquer que seja a ciência, são abstratos e coisas abstratas são sempre claras. Assim,a clareza da ciência não está tanto nas cabeças dos cientistas como a matéria que eles tanto falam. O que é realmente confuso, entrelaçado, é a realidade vital concreta, que sempre é uma coisa única. O homem que é capaz de dirigir por um curso claro ou através dele, poderá perceber o caos apresentado por cada situação vital, a anatomia oculta do movimento, o homem, em uma palavra, não se perde na vida, é o homem com a cabeça muito clara.



Faça um balanço daquelas pessoa em torno de você e você os verá vagando perdido através da vida, como sonâmbulos em meio à sua boa ou má sorte, sem a menor suspeita do que está acontecendo com eles. Você vai ouvi-los falar em termos precisos sobre si mesmos e seus arredores, o que parecerá querer dizer que eles estão tendo ideias sobre o assunto. Mas ao começar a analisar essas idéias, você vai achar que eles dificilmente refletem de forma alguma a realidade a que eles parecem referir-se e, se você for mais fundo, você vai descobrir que não há nem mesmo uma tentativa de ajustar as ideias para esta realidade.



Muito pelo contrário: através destas noções o indivíduo está tentando cortar qualquer visão pessoal da realidade, de sua própria vida. Pois a vida é desde o início um caos em que se está perdido. O indivíduo suspeita disso, mas ele está com medo de encontrar-se cara a cara com essa terrível realidade e tenta cobri-la com mais de uma cortina de fantasia, onde tudo é claro. Ele não se preocupa que suas "idéias" não sejam verdadeiras, ele as usa como trincheiras para a defesa de sua existência, como espantalhos para afugentar a realidade. O homem com a cabeça limpa é o homem que se livra daquelas idéias fantásticas " "olha a vida de frente e percebe que tudo nela é problemático, sente-se perdido. Esta é a simples verdade, de que viver é sentir-se perdido, ele aceita que ele já começou a encontrar-se; esta em terra firme. Instintivamente, como fazem os náufragos, ele vai olhar em volta procurando algo a que se agarrar, e que trágico, olha implacável pois é questão de sua salvação, fará com que ele pare para pôr ordem no caos de sua vida.



Estas são as únicas idéias genuínas; as idéias dos náufragos. Todo o resto é retórico, pose, farsa. Aquele que não se sente realmente, está inexoravelmente perdido; ou seja, ele nunca se encontra, nunca vem acima de encontro a sua própria realidade. Isto é verdade em toda a ordem, mesmo na ciência, apesar de a ciência estar em sua natureza numa fuga da vida. (A maioria dos homens da ciência têm se dado a ela por medo de enfrentar a vida. Consequentemente, a sua inépcia notória na presença de uma situação concreta.)



Nossas idéias científicas são de valor no grau em que nós nos sentimos perdidos, e não questionemos; ter visto a sua natureza problemática, e perceber que não podemos encontrar apoio em noções aceitas, nas prescrições, em provérbios, nem em meras palavras. O homem que descobre uma nova verdade científica, já teve que quebrar os átomos de quase tudo o que tinha aprendido e chega à nova verdade com as mãos manchadas de sangue da matança de milhares de platitudes.


De uma maneira brilhante, embora profana e não hermética, Ortega y Gasset elucida a dificuldade de encontrar a "cabeça clara" como ele os chamava, pois o homem está perdido sob a superficialidade de seus próprios pensamentos e fantasias, e nunca atinge a realidade da vida. O homem comum nunca suspeitou da magnitude de seu desgarrado mundo que o rodeia, como seu próximo carece de orientação tanto ou mais do que ele mesmo faz. Infelizmente, as escolas e universidades não oferecem nenhuma orientação a esse respeito, pelo menos de todos os códigos éticos e morais a respeitos, ou por meio de leis ou regras instituídas pela sociedade. Para ser guias, elas teriam de ser concebidas pelos homens de "cabeça clara", que certamente não são abundantes.



No entanto, e isso tem sido visto várias vezes na história, a cabeça clara, ocasionalmente, de repente aparece e aponta o caminho a ser seguido com um mínimo de clareza. Em geral, as pessoas desprezam tal inteligência, este é sempre o caso com o ignorante que enfrenta algo que eles não entendem, como uma defesa contra, mostrando sua fraqueza intelectual. O nosso mundo é, pelo menos para o momento, um planeta de aleijados que acreditam ser perfeitamente saudáveis, pois eles não têm conhecimento de qualquer outra condição. No entanto, os danos não estão em seus corpos ou inteligência, mas na sua falta de consciência. Mas o que é essa consciência que nos referimos? É, talvez, a diferença entre o homem e os animais? Certamente que não, embora logicamente um homem é muito mais consciente do que um animal que não possui a centelha divina. A percepção ou consciência a que nos referimos, é originada com o exercício de uma inteligência separada de estados de sonho. Por outro lado, a inconsciência ou a falta de conhecimento permeia a inteligência de um assunto dormente e não impede o pensamento mecânico ou o funcionamento da inteligência morta.

Estas vibrações são transmitidas através de antenas incorporadas na unidade biológica que está sintonizada na freqüência dos ARCONTES, que, em seguida, colhem este poder e o usa para fins que não podemos divulgar, novamente, afirmando que eles realizam uma função cósmica. É assim que os sapiens são involuntariamente despojados do produto mais nobre que ele produziu; o destilado final da experiência humana, o caldo em que se encontra o sangue, a alma, e a própria vida do indivíduo. O indivíduo viveu por isso, sofreu, amou, apreciou, trabalhou, construiu coisas,tudo para a guerra, estudou, pesquisou, apenas para preparar o caldo de ouro da sua vida. Devemos entender que o computador central só existe em relação aos Arcontes do destino como um instrumento para controlar os sapiens. O objeto da vida, a razão pela qual is sapiens foram criados, não é para ele,para desfrutar a vida no jardim do senhor, mas em vez disso, ser um peão em seus vinhedos, um trabalhador tão perfeito que ele pode atuar como cultivador e ser alimento ao mesmo tempo. Se o homem pudesse impedir seu caldo de ouro de ser roubado, com este produto vital, ele poderia tornar-se igual ao "Deus s, em rápida evolução, integrando dentro de si os produtos do laboratório químico de seu corpo físico. Isto é exatamente o que é feito pelo estudante de hermetismo, que está temporariamente libertado pelos Arcontes do Destino.






Este indivíduo, em virtude de sua compreensão e responsabilidade, não tem necessidade de um supervisor com o chicote na mão que o obriga a evoluir através do sofrimento, como ele assume a responsabilidade de sua evolução em suas próprias mãos e se ele se considerar necessário, submete-se para o mesmo sofrimento temporário, a fim de alcançar a felicidade eterna. Isso está em contraste com o profano ou a pessoa mundana que escolhe prazer fugaz à custa do sofrimento eterno. Se o aluno falhar ou se desviar do seu caminho, abusando de sua liberdade provisória, os Arcontes novamente o levará sob seu controle, punindo severamente De um outro ponto de vista, podemos ver como certos países são escolhidos pelos Arcontes como um verdadeiro martírio. Além disso, não se deve acreditar que esse sofrimento é inútil, como tal sacrifício geralmente traz uma moral, material, espiritual e reavivamento intelectual da população em virtude da lei do sofrimento. Por isso, é que depois de guerras notamos um renascimento rápido em direção a um estado mais elevado. Este é um preço alto a pagar para a evolução. Estas guerras poderiam ter sido evitadas se tivesse havido pessoas lúcidas suficientes no mundo, pois as massas teriam sido dispostas a seguir.Reveladora


Chega de segredos que estão escondidos dos sapiens.





Vamos espalhar um manto de silêncio sobre este assunto, a fim de cumprir o mandato da Esfinge esotérica que exige silêncio. O discurso e silêncio são duas espadas, que devem ser manuseadas com habilidade sublime, a fim de não perturbar a harmonia universal. Aqueles que têm "olhos para ver, vejam" vai entender tudo não declarado na palavra escrita, mas na linguagem críptica do iniciado.



Para aqueles que não estão neste estado, é melhor que eles não entendem nada e continuem dormindo tranquilamente. Em última análise, os Arcontes não correm nenhum risco de uma má colheita de uma possível rebelião dos sapiens. Os sapiens são cegos demais para ver onde o perigo realmente será encontrado. É triste observar a enorme limitação dos sapiens, que se fecha no seu pequeno mundo de conceitos estereotipados, de conhecimento memorizado, de imitação, e os mecanismos de compensação e de defesa. Sua deficiência mental o impede de perceber o quão pequeno é o cubículo que o aprisiona. E, assim, com uma cabeça feita com antecedência, ele aceita, condena, ou tolera sem se preocupar em analisar de forma inteligente as situações com que se defronta.


Fonte: http://www.bibliotecapleyades.net/brujos/brujos_hablanE2_02.htm






Tradução: Pri

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